O encontro ocorreu em Foz do Iguaçu, em fevereiro, e teve participação de diversas organizações sindicais e movimentos sociais
Por: CSA – TUCA
Crédito da foto: Juliana Barbosa/CSA.
O sindicalismo nas Américas avançou em uma das iniciativas políticas mais importantes dos últimos anos. Como parte do processo de reflexão e ação política diante da atual situação da região, desde o início de 2023, a Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) promoveu vários momentos para construir uma resposta social à integração regional.
Coincidindo com o chamado feito pelo ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica e pelo presidente Lula para retomar a necessária integração dos países da região enquanto forma de responder aos problemas da população e às ameaças à democracia, a CSA convocou diferentes espaços de construção unitária com outros movimentos sociais.
Como parte desse processo, a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos foi realizada em Foz do Iguaçu, nos dias 22 e 23 de fevereiro. A Jornada foi organizada pela CSA, pela Assembleia Internacional dos Povos (API), pela Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil, pela Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (Oclae) e pelas Universidades Unioeste e UNILA.
Assista ao vídeo e veja como foi: