Material tem como base o estudo realizado nas regiões Norte e Nordeste e servirá de apoio para ações das secretarias estaduais de meio ambiente
Escrito por: Bruna Provazi
No mês de setembro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) apresentou o resultado final do estudo “Transição energética: diagnóstico situacional do trabalho nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil”, produzido por meio da Secretaria Nacional de Meio Ambiente da CUT, em parceria com o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Com base neste estudo, foi elaborada uma cartilha, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema trabalho e transição energética no Brasil. Em cerca de 40 páginas, a partir de depoimentos de atores sociais impactados, fotos e infográficos, a cartilha traz um panorama geral dos segmentos de baixo carbono nas regiões Norte e Nordeste, no período de 2021 a 2023.
O material é um instrumento para ações da CUT e das secretarias estaduais visando incidência política no tema, assim como para atuação sindical em defesa da classe trabalhadora e das comunidades impactadas.