CUT lança minidocumentário sobre impactos de energias renováveis para a classe trabalhadora no Brasil

Curta-metragem filmado na região Nordeste pode ser visto no YouTube com legendas em português, inglês e espanhol

 

A Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Relações Internacionais da CUT Nacional, com apoio do Centro de Transição Justa, da Confederação Sindical Internacional (CSI), lançaram o curta-metragem “Caminhos para uma Transição Energética Justa”, que apresenta um panorama da mudança do modelo de energia no Brasil, assim como seus impactos na vida das comunidades e da classe trabalhadora. O minidoc já pode ser assistido gratuitamente no canal do YouTube da Central Única dos Trabalhadores. 

Filmado nos estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo, o curta de 6 minutos aborda a necessidade de alterar o modelo baseado na queima de combustíveis fósseis para um modelo baseado em fontes renováveis de energia como forma de combater as mudanças climáticas. Contudo, conforme demonstrado no filme, essa transição precisa levar em conta as demandas das populações atingidas pelos empreendimentos e da classe trabalhadora. 

“Caminhos para uma Transição Energética Justa” traz depoimentos de dirigentes da CUT, como o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Gaio, o Secretário de Relações Internacionais, Antônio Lisboa, e o Secretário de Meio Ambiente do RN, Agnaldo Fernandes. Também foram entrevistados representantes de organizações parceiras, como Marcha Mundial das Mulheres, Movimento dos Atingidos por Barragens, Sinergia e FRUNE.

O lançamento ocorreu no 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), realizado em outubro de 2023, na cidade de São Paulo, com a participação de sindicalistas de todo o país. Produzido pela Maria Baderna Filmes, o curta conta com legendas em três idiomas (português, inglês e espanhol) e está disponível para exibições coletivas em sindicatos, escolas, universidades, cineclubes, entre outros. Assista ao vídeo completo e ajude a difundi-lo. 

 

LEGENDADO EM PORTUGUÊS:

LEGENDADO EM ESPANHOL:

LEGENDADO EM INGLÊS:

Tags :
Destaques,Notícias
Share This :