Evento previsto para maio de 2025 vai subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima
A V CNMA será presidida pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Crédito da foto de destaque: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
A Secretaria de Meio Ambiente da CUT foi convidada para compor a Comissão Organizadora Nacional da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que tem como tema: “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento está em fase preparatória e vai ocorrer em Brasília, em maio de 2025.
A Conferência é realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e visa fortalecer as políticas nacionais e o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). A 5ª CNMA tem como objetivo principal promover diálogos sobre a Emergência Climática que contribuam para a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima
O evento será dividido em cinco eixos temáticos, que vão abordar assuntos de suma importância no momento atual, tais como medidas para aumentar a capacidade de adaptação dos municípios às mudanças climáticas e soluções concretas de transição para modelos produtivos mais sustentáveis.
Delegados eleitos nos municípios brasileiros deverão levar propostas para as conferências estaduais e distrital. As delegações estaduais serão responsáveis por consolidar e encaminhar as resoluções dos debates para a etapa nacional, em Brasília. As propostas poderão ser acompanhadas pela Plataforma Brasil Participativo.
Veja o calendário:
5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Janeiro a maio de 2024: fase preparatória.
1º de junho a 15 de dezembro de 2024: conferências municipais e intermunicipais.
1º de junho a 15 de dezembro de 2024: conferências livres
2 de janeiro a 15 de março de 2025: conferências estaduais e distrital.
Maio de 2025: Conferência Nacional, em Brasília.