CUT participa de Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20, no Rio de Janeiro

Encontro Preparatório Cúpula Social do G20
Propostas apresentadas por movimentos e organizações sociais vão compor documento final da Cúpula Social do G20

 

Escrito por: Bruna Provazi, com colaboração de Jana Meazza.
Crédito da foto: Jana Meazza.

 

Cerca de 2.300 representantes dos principais movimentos populares do Brasil e de organizações sociais estiveram presentes em evento inédito, em preparação para a Cúpula Social do G20. O encontro ocorreu na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, na última terça-feira (20/08), com participação da Central Única dos Trabalhadores.

A programação do encontro acompanhou os três eixos prioritários do G20:  Combate à fome, pobreza e desigualdades; Reforma da Governança Global e Sustentabilidade; e Mudanças Climáticas e Transição Justa.

Pela primeira vez no processo do G20 foi promovida uma tribuna popular aberta, incluindo a participação de movimentos populares, junto a representantes de organizações sociais, especialistas, autoridades e ministros do governo. O encontro teve como objetivo trazer a visão dos territórios, lideranças comunitárias, entidades sindicais e associações populares para a Cúpula do G20.

CUT participa de Encontro Preparatório da Cúpula Social do G20

Crédito da foto: Jana Meazza.

A CUT levou o tema do trabalho para o centro do debate, enquanto ferramenta para combater a fome, pobreza e desigualdades, e também apresentou o olhar da classe trabalhadora sobre o tema da transição energética justa e governança. Estiveram presentes dirigentes da direção nacional e da assessoria da entidade, além de militantes da CUT Rio.

As sínteses das contribuições apresentadas no encontro vão compor o documento final, o qual servirá de base para as discussões para a Cúpula Social do G20, marcada para ocorrer entre os dias 14 e 16 de novembro deste ano.

Tags :
Destaques,Notícias
Share This :