Nesta terça-feira (5), serão apresentados os primeiros resultados do diagnóstico “Transição Energética Justa na perspectiva da classe trabalhadora – Regiões Norte e Nordeste”, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente da CUT, junto a parceiros. O seminário online ocorre das 10h30 às 12h30, via plataforma Zoom, e é promovido pela CUT Nacional, em parceria com o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep) e apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Será apresentado um mapeamento dos novos investimentos em fontes renováveis (solar e eólica) e no hidrogênio verde, tendo como foco as mudanças ocorridas na região Nordeste, de 2015 a 2022. A partir deste estudo, serão avaliados os impactos das energias renováveis para a classe trabalhadora nesta região.
Sobre a região Norte será divulgado um diagnóstico da situação atual do trabalho, com base em dados sobre emprego e atividades econômicas, e em apontamentos sobre a transição ecológica para a economia de baixo carbono. Serão debatidos possíveis impactos dessa transição para os trabalhadores e trabalhadoras do Norte, como no caso do tema do combate ao desmatamento, entre outros.
O seminário terá participação do Secretário de Meio Ambiente da CUT, Daniel Gaio, e da Secretária de Movimentos Sociais da CUT, Rosalina Amorim. O evento faz parte das ações desenvolvidas pela CUT para fortalecer a agenda da transição energética justa no país, e é voltado para organizações sindicais, parceiros e movimentos sociais.
Crédito da foto: Yasmin Thomaz.